sábado, 30 de julho de 2011

Livre arbítrio

“Tudo nos é lícito, mas nem todas as coisas nos convém”. Paulo de Tarso


Nesta palestra, Patrick comenta sobre a questão do livre Arbítrio do espírito, um dos preceitos máximos da doutrina.

 Clique aqui para fazer o download da palestra:



domingo, 17 de julho de 2011

O Momento da Morte



" A morte é a mudança completa de casa, sem mudança essencial da pessoa"  Chico Xavier

 Nesta palestra, realizada no dia 17 de Janeiro de 2010, Patrick disserta sobre a realidade do espírito no momento do desencarne.

Clique no link abaixo para fazer o download.

Paciência

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Jesus)

Nesta palestra, do dia 7 de Agosto de 2010, Patrick aborda a questão da Paciência, um dos pilares bases do capítulo IX do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Clique no link abaixo para fazer o download da palestra:

Servir a Deus e a Mamon


Os bens da Terra pertencem a Deus, que os distribui a seu grado, não sendo o homem senão o usufrutuário, o administrador mais ou menos íntegro e inteligente desses bens. Tanto eles não constituem propriedade individual do homem, que Deus freqüentemente anula todas as previsões e a riqueza foge àquele que se julga com os melhores títulos para possuí-la.(O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Nesta palestra, realizada no dia 17 de Janeiro de 2010, Patrick disserta sobre a questão da paixão pelos bens materiais diante à proposta da doutrina espírita e do Evangelho do Cristo.

 Clique no link abaixo para fazer o download da palestra.

sábado, 16 de julho de 2011

Trabalhadores do Senhor


– Chegastes no tempo em que se cumprirão as profecias referentes à transformação da Humanidade. Felizes serão os que tiverem trabalhado o campo do Senhor com desinteresse, e movidos apenas pela caridade! Suas jornadas de trabalho serão pagas ao cêntuplo do que tenham esperado. Felizes serão os que houverem dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos, e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, na sua vinda, encontre a obra acabada”, porque a esses o Senhor dirá: Vinde a mim, vós que sois os bons servidores, vós que soubestes calar os vossos melindres e as vossas discórdias, para que a obra não sofresse! (O Espírito de Verdade- O Evangelho Segundo o Espiritismo)
 Nesta palestra, realizada no dia 19 de Maio de 2010, Patrick disserta sobre o trecho "Trabalhadores do senhor, do Evangelho Segundo o Espiritismo).

Faça do download da palestra no link abaixo.

O Mal e o Remédio

" Até quando vossos olhos só alcançarão os horizontes marcados pela morte? Quando, enfim, vossa alma quererá lançar-se além dos limites do túmulo? Mas, ainda que tivésseis de sofrer uma vida inteira, que seria isso ao lado da eternidade de glória reservada àquele que houver suportado a prova com fé, amor e resignação? Procurai, pois, a consolação para os vossos males no futuro que Deus vos prepara, e vós, os que mais sofreis, julgai-vos-eis os bem-aventurados na Terra."
 (Santo Agostinho, o Evangelho Segundo o Espiritismo).

Nesta palestra, realizada no dia 20 de Abril de 2011, Patrick disserta sobre o fato de que o espiritismo, proporcionando a fé raciocinada, a que se desenvolve pela compreensão e entendimento das leis naturais ou divinas, facilita - e muito! - o desenvolvimento dessa fé, não só aceita pelo sentimento e pelo amor, mas, também pela razão. Essa fé é inquebrantável, mesmo frente aos maiores sofrimentos, aos piores reveses.

Para fazer o download da palestra, clique no link abaixo:

O Escândalo é necessário

"Ai do mundo por causa dos escândalos ! porque é necessário que haja escândalos; mas aí daquele homem por quem vem o escândalo! Portanto, se a tua mão, ou o teu pé, te escandaliza, ou te serve de tropeço, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se o teu olho te serve de pedra de tropeço, arranca-o e lança-o fora de ti; é preferível entrares na vida com um olho só do que, tendo dois, seres lançado na Geena de fogo".
Mateus, Cap. XVII, v. 7 a 9..

 Nesta palestra, do dia 21 de Abril de 2010, Patrick disserta, sob a ótica da doutrina Espírita, sobre a passagem "é necessário que haja escândalo" do evangelho de Matheus.

Para fazer download da palestra, clique no link abaixo:

Expiação e Arrependimento


998. A expiação se cumpre no estado corporal ou no estado espiritual?
"A expiação se cumpre durante a existência corporal, mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito."
999. Basta o arrependimento durante a vida para que as faltas do Espírito se apaguem e ele ache graça diante de Deus?
"O arrependimento concorre para a melhoria do Espírito, mas ele tem que expiar o seu passado."
a) - Se, diante disto, um criminoso dissesse que, cumprindo-lhe, em todo caso, expiar o seu passado, nenhuma necessidade tem de se arrepender, que é o que daí lhe resultaria?
(O Livro dos Espíritos).

Nesta palestra, realizada no dia 23 de Setembro de 2010, Patrick disserta sobre a natureza das expiações e a questão das reparações das faltas, sob a ótica da doutrina espírita.  

Para fazer o download da palestra, clique no link abaixo:

Evolução da Terra

Temos, hoje, o Espírito por viajante do Cosmo, respirando em diversas faixas de evolução, condicionados nas suas percepções, à escala do progresso que já alcançou" André Luiz.
Nesta palestra, Patrick aborda a questão da Evolução terreste diante à visão espírita.

Clique no link abaixo para fazer o download da palestra.

Estranha Moral



Toda idéia nova forçosamente encontra oposição e nenhuma há que se implante sem lutas. Ora, nesses casos, a resistência é sempre proporcional à importância dos resultados previstos, porque, quanto maior ela é, tanto mais numerosos são os interesses que fere. Se for notoriamente falsa, se a julgam isenta de conseqüências, ninguém se alarma; deixam-na todos passar, certos de que lhe falta vitalidade.(O Evangelho Segundo o Espiritismo)
Nesta palestra, realizada no dia primeiro de Fevereiro de 2010, Patrick comenta sobre um dos trechos mais polemizados do Evangelho de Jesus, abordando o capítulo "Estranha Moral", no Evangelho Segundo o Espiritismo.

Clique no link abaixo para fazer o download da palestra.

Conhecendo a Si Mesmo

 
Qual o meio mais eficaz para nos melhorarmos nesta vida e resistirmos às solicitações do mal?
R: Um sábio da antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo.
(O Livro dos Espíritos).


Nesta palestra, Patrick disserta sobre a necessidade de nos conhecermos para compreender os problemas que nos cerca.

Clique no link abaixo para fazer download da palestra.

Conhece-se a Árvore pelos Frutos.

A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; - porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. - O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração. (S. LUCAS, cap. VI)

Nesta palestra, Patrick disserta sobre a máxima do Evangelho de Jesus que sobre a máxima "Conhece-se a árvore pelos frutos" contida no capítulo "Haverá falsos cristos e falsos profetas, do Evangelho Segundo o espiritismo.
Clique no link abaixo para fazer o download da palestra:

Caracteres da Perfeição


Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. - Porque, se somente amardes os que vos amam que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? - Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? -Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. (S. MATEUS, cap. V, vv. 44, 46 a 48.)
 Nesta palestra, realizada no dia 3 de Outubro de 2010, Patrick disserta sobre as bases da perfeição moral, contidas no Evangelho Segundo o Espiritismo.

Clique no link abaixo para fazer o donwload da palestra.

Bem Aventurados os Aflitos


Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranqüilidade no porvir.(O Evangelho Segundo o Espiritismo).
 Nesta palestra, realiza no dia 21 de Abril de 2010, Patrick disserta sobre uma das mais belas passagens do Evangelho, e a visão espírita sobre a justiça das aflições.
Clique no link abaixo para fazer o download da palestra:

Após a Morte

  

Sabemos que a morte não é milagre. Cada qual desperta, depois do túmulo, na posição espiritual que procurou para si... Ora, o homem vulgar sente-se mais à solta junto das entidades que lhe lisonjeiam as paixões, estimulando-lhe os apetites, de vez que todos somos constrangidos a educar-nos, na vizinhança de companheiros evoluídos, que já aprenderam a sublimar os próprios impulsos, consagrando-se à lavoura incessante do bem. André Luiz.


Nesta palestra, realizada no dia 24 de Setembro de 2009, Patrick expõe sobre a realidade da vida após a morte do corpo físico.

 Clique no link abaixo para fazer o download da palestra.

A Missão dos Espíritas


"(...) Ide (espíritas), pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé.

Ide; estes receberão, com hinos de gratidão e louvores a Deus, a santa consolação que lhes levareis, e baixarão a fronte, rendendo-lhe graças pelas aflições que a Terra lhes destina." (Erasto, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Cap. XX, item 4)

 Nesta palestra, realizada no dia 8 de Julho de 2010, Patrick comenta sobre o papel que o espírita representa neste mundo de provas e expiações e a postura que o espírita deve assumir, propagando as luzes do consolador prometido.

Clique no link abaixo para fazer download da palestra.

A Influência dos Espíritos


Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?” esta pergunta foi feita pelo iluminado Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, aos Espíritos quando da elaboração de O Livro dos Espíritos, ao que eles responderam:
Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.1



Nesta palestras realizada no dia 25 de Novembro de 2009, Patrick comenta sobre a influência dos espíritos em nossas vidas.


Clique no link abaixo para fazer o download da palestra.

A Fé Remove Montanhas




Palestra de 8 de Janeiro de 2009, onde Patrick comenta sobre a dimensão da questão da fé diante os obstáculos do caminho.
"Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele". (Marcos 11:23; veja Matheus 17:20; 21:21; Corínthios 13:2

Faça o download da palestra no link abaixo.